O que é Fonoaudiologia?

"A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição."

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Fonoaudiologia Estética: malhação para o rosto...


Hoje resolvi escrever sobre mais uma área da fonoaudiologia, a fonoaudiologia estética. Ela é mais nova que a área de voz, audiologia, linguagem, no entanto podemos dizer que está inserida na área de motricidade orofacial.

Em tempos de cultuar corpos e vermos a estética em evidência, seria injusto cuidarmos apenas das pernas e barriga e descuidarmos da aparência do rosto e pele, afinal, é isso que nos faz aparentar sermos mais jovens ou velhos. Os anos passam e eles não mentem quando o assunto é revelar a idade.  É inevitável, ao longo dos anos as marcas do envelhecimento, as quais são causadas pela constante contração muscular e ou falta dela, ficam evidentes. E é através da motricidade estética facial que podemos atenuar, até menos eliminar as tais ruguinhas e suavizar a pele, conquistando assim uma aparência mais harmoniosa e suave.


Mas como esse trabalho é realizado? É necessário antes de mais nada consultar um(a) profissional fonoaudiólogo (a) especialista em motricidade orofacial, que fará uma avaliação minuciosa da condição da musculatura do cliente. Em seguida, é realizado um planejamento terapêutico, e após isso, iniciarão as manipulações faciais, as quais poderão ser através de aquecimento, alongamento, soltura, exercícios de força e resistência, visando sempre o equilíbrio muscular. O cliente também aprende a cuidar do próprio rosto. Como lavar, enxugar, como dormir e, principalmente, como passar o creme adequadamente, que é seguindo o sentido das fibras musculares. Passando o creme duas vezes ao dia, de forma correta, haverá excelentes resultados.

Através da fonoaudiologia estética, pode-se eliminar ou atenuar as rugas, as marcas de expressão, a flacidez, diminuir a papada, as pitoses mandibulares (conhecidas como os “buldogues”). E não é mágica! Quando uma musculatura está fraca, a musculatura vizinha acaba compensando essa falta de força.

Um exemplo: alguém que está sempre com a testa franzida pode estar sem força no músculo dos olhos. Por isso, o que acaba mantendo os olhos abertos é a testa. O trabalho de reorganização muscular, nesse caso, seria fortalecer os olhos e alongar a testa.

Fortalecer o músculo significa aumentá-lo de tamanho. Quando isso acontece, a ruga abre, porque o músculo está embaixo da pele.

O que se vê é que em muitos casos, a partir da décima sessão, em média, é possível perceber uma suavização nas rugas e marcas de expressão, a cor da pele e a viçosidade dela se modificam e até o contorno facial.

Há a possibilidade de se realizar um trabalho preventivo também, pois essa é a meta de qualquer profissional da área da saúde. Cada tipo de rosto predispõe determinadas rugas, ou seja, um rosto mais alongado vai envelhecer de modo diferente de outro mais curto. Sabendo disso, nós fortalecemos as musculaturas certas para cada tipo de rosto.

Quanto mais cuidados com nossa pele, sua tonicidade e hidratação, menos cirurgias plásticas ocorrerão, assim como pósoperatório e dores...Pense nisso. Na dúvida, procure um fonoaudiólogo.

Um beijo, e até próximo post...

Fga. Thaís