Período de férias é para a criançada aproveitar, brincar bastante e descansar do período escolar. Mas o que fazer quando a criança está em terapia fonoaudiológica e os pais pretendem viajar? Acredito que para a maioria dos (as) fonos, isso seja um problema, pois a terapia fonoaudiológica não pode (ou não poderia) ser interrompida.
Mas como manter as atividades e o ritmo e evitar que tudo o que se conquistou com esforço se perca?
Primeira coisa é falar com a fono e ver uma maneira de manter o ritmo, mesmo que a criança esteja em férias, fora da cidade. Com certeza ela irá orientar direitinho o que fazer e até mesmo passar algumas atividades extras para que os pais continuem com o trabalho que vem sendo realizado.
Se a área que a criança está trabalhando for MO (motricidade orofacial), é bom que se dê continuidade nos exercícios. Se for voz, a mesma coisa. Se for linguagem, é importante que se mantenha a mesma linha de atividades, mas sempre se pode acrescentar algo mais. Incentivar leitura, jogos e brincadeiras é sempre bom.
Algumas brincadeiras e jogos podem ajudar a criança na aprendizagem e aprimoramento da linguagem oral e escrita. Aproveite as férias para unir tais atividades com diversão, isso tira um pouco a imagem de "terapia".
Na internet mesmo podemos encontrar coisas interessantes. Existem sites bacanas, como por exemplo o Máquina de quadrinhos, da Turma da Mônica,
( http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx ), onde juntos poderão criar cenários, escolher personagens e criar as histórias, deixando a imaginação livre.
Outra atividade que pode ser feita é criar um diário de férias. Nas férias sempre acontecem coisas novas e diferentes, muitas vezes fora da rotina da criança. Aproveite para oferecer um diário para que ela possa escrever tudo o que vivencia nas férias. Deixe-a livre para desenhar, escrever, colar, tudo para não esquecer os momentos legais. Isso irá ajudar a exercitar a escrita, a leitura e a criação de texto.
E as fotos? Férias sem fotos, não são férias. Por que não criar um álbum de fotos, onde a criança possa criar legendas e escrever textos relacionados a tais momentos? Além de ser uma doce lembrança de sua infância, ela poderá adquirir o hábito de escrever sobre sua vida.
Ofereça também livros, revistas. Muitas vezes os pais não podem viajar e as crianças ficam em casa. Oferecer-lhes livros é um bom meio de incentivar a leitura, trabalhar a linguagem e ajuda também a melhorar o vocabulário. Leve a criança a uma livraria e lhe ofereça opções de livros, deixe-a escolher à vontade e mostre que ler é algo que pode ser prazeroso.
Se tiver um tempinho, leve a criança a museus e bibliotecas. Pode ser um passeio interessante, com coisas novas e diferentes.
Aproveite as atividades rotineiras. Use, por exemplo, a ida ao supermercado para ensinar a criançada o valor do dinheiro e como realizar comprar. Peça ajuda para desenvolver a lista de mercado, ver o que falta comprar para a casa. No mercado, peça ajuda para procurar os produtos, ver os preços e comparar produtos. Seu filho irá se sentir o máximo!
Jogos também são muito bem vindos. Aproveite cada minuto das férias para incentivar seu filho ao aprendizado. Com certeza, a volta ao consultório da fono terá mais histórias para contar e o ritmo não terá diminuído tanto.
Até o próximo post, boas férias e aproveitem e muito!
Um beijo,
Fga. Thaís