O que é Fonoaudiologia?

"A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição."

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Piercing: jóia ou vilão?


O uso de piercing tem se tornado cada vez mais comum entre os jovens. O que parece apenas exercício de vaidade, pode se tornar um sério problema de saúde.

A falta de controle sobre quem insere o piercing tem causado inúmeros casos de infecções graves. A colocação do piercing está longe de ser um procedimento sem riscos. Pesquisas mostram que até 15% das pessoas que colocam piercing apresentam algum tipo de complicação e 1% precisam de internação hospitalar.

Além do risco de infecção, por acúmulo de bactérias na região afetada, um furo que talvez não cicatrize mais e risco de sérias doenças, o piercing pode ser um agravante na fala, mastigação e porque não, uma porta aberta para doenças orais.

O piercing é geralmente de metal ou silicone e é colocado além de orelhas e outras partes do corpo, na língua, lábios e frênulos lingual e labial. Na língua, causa interferência direta na articulação da fala. Literaturas cientificas mostram as conseqüências negativas do uso do piercing, no entanto, ainda falta informações aos usuários. Geralmente a simples retirada já é suficiente para que a alteração na fala desapareça.

Segundo a literatura científica, o piercing pode causar:
  • Colonização de Candida Albicans;
  • Concentração alta de íons, agente altamente tóxico;
  • O piercing funciona como um grande receptor de bactérias periodontopatogênicas;
  • Pode causar infecção, inflamação e lesões prémalignas;
  • Em 9 semanas de uso, o piercing lingual causa necrose, infiltrado inflamatório crônico da região central para a totalidade da língua;
  • Como agente causador de cicatriz, fratura dental, reações alérgicas ao metal, vetor de transmissão de hepatite, tétano, tuberculose, endocardite bacteriana; 
O piercing também causa hábito parafuncional. É comum vermos pessoas que possuem piercing na língua e lábios, com o hábito de ficar mexendo ou tentando morder. Isto, além de fazer uma força “exagerada” e cacoete, traz também alterações na fala, pois não deixa de ser um corpo estranho que interfere na musculatura da língua e seus movimentos para a execução correta das palavras. 

Retomando, o piercing é sim um agente causador de doenças, e doenças sérias, como hepatite, cândida , tétano, tuberculose, entre outras. Além de interferir na articulação da fala.

Portanto, pense muito bem antes de colocar um piercing. Veja se o local é limpo e higienizado, o profissional é competente e capacitado, além de oferecer um material seguro. O melhor é não colocar, mas se isso for inevitável, procure fazer da maneira mais correta possível.

Um beijo, e até a próxima...

Fga. Thaís