O que é Fonoaudiologia?

"A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição."

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Por que ler para as crianças?

         Por que ler? Existem vários motivos que nos fazem ter certeza da importância da leitura. Ela nos proporciona entendimento, pois nos ajuda a compreender diversos assuntos. Cultura, pois quem lê viaja e tem contato com diversas culturas, épocas, entre outras coisas. Ao lermos, nos tornamos mais reflexivos, ou seja, formamos ideias próprias e maduras dos fatos.
        Ler nos faz adquirir mais conhecimento, nos faz falar e escrever melhor, temos mais conhecimento do idioma que falamos e de outros que queremos falar. Quem lê muito, reflete mais rápido, se torna mais ágil na leitura. O vocabulário aumenta e a escrita desenvolve-se com maior destreza e fácil.
        Sim, a leitura nos diverte, além de nos informar sobre coisas que acontecem no mundo e em nossa cidade.
         
       E por que ler para as crianças? É importante, pois elas aprendem histórias de outras culturas, conhecem seus valores, modos de ser e de viver. Quando uma criança pede repetidamente para que lhe contem uma história, provavelmente encontre nos fatos narrados, acontecimentos que se relacionam com sua vida, seus medos, seus desejos. Ao ouvir uma história, a criança também aprende a separar o real do imaginário. Neste sentido, desenvolvem a imaginação, inventam e sabem que no mundo do “faz de conta” nada é impossível. Com isso vão entendendo, ainda que sutilmente, a passagem do tempo, a idéia de passado, de memória.
       Muitos estudos mostram que o adulto tem papel fundamental para que a criança coloque a leitura e a escrita como foco de atenção. É a companhia de um adulto que a atrai para folhear um livrinho, imaginar cenas de uma história, perguntar o que está escrito ou prestar atenção à narrativa.
        Por isso é importante que as crianças possam vivenciar a escuta de histórias interagindo com um adulto. Nesses momentos, o adulto lê alguns trechos, conta outros, dramatiza a voz de alguns personagens, chama atenção para a ilustração.

   Dicas para você virar um bom contador de histórias:

1 Escolha as histórias que você gosta ou gostava de ouvir. É preciso gostar do que se lê, para contagiar o ouvinte.
2 Encontre um lugar inusitado, como um sofá, a sombra de uma árvore, um pequeno tapete, ou os primeiros degraus de uma escada.
3 Dê vida para os personagens. Capriche no ritmo, na entonação e use todo o seu corpo para dar vida ao enredo.
4 Aposte na memória das crianças. Experimente, aos poucos, ir dividindo com elas a narrativa e as falas da história.
5 Lembre-se de que a experiência com a escuta deve começar e terminar com a própria narrativa. Não busque explicações, justificativas, pretextos. A história precisa se bastar: a experiência se conclui com o desfecho do enredo.
6 Fisgue pelo olhar. Convide a criança para mergulhar na aventura, se surpreender e tentar adivinhar o que está por vir.
7 Tenha em mente que a leitura de um texto não se esgota em uma primeira leitura. Cada vez que você lê a história, a criança descobre mais detalhes, novas possibilidades, outros entendimentos.
                
              Ler é um prazer! Ler para crianças com até 6 anos ajuda a despertar desde cedo o gosto pela leitura, e com certeza este prazer ela levará para o resto de sua vida.

Boa leitura para todos nós.

Um beijo e até o próximo post...
Fga. Thaís

Um comentário:

  1. OI MIG!!!
    nossa amei a menina da foto, e que lindo texto..
    está cada vez mais legal este blog..
    bjj cris

    ResponderExcluir