O que é Fonoaudiologia?

"A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição."

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Fonoaudiologia e Escola: estas sim andam de mãos dadas...


   Estes dias estava preparando um material para deixar no consultório como sugestão de leitura para os pacientes e acompanhantes e me veio na cabeça escrever hoje no blog sobre o desenvolvimento de linguagem na criança. 
     Quem convive com criança sabe o quanto é legal e fascinante ver as palavrinhas querendo sair da boquinha dos pequenos e o quão engraçadinho é quando eles começam a querer interagir. Mas nem todo mundo sabe quais são as fases do desenvolvimento da linguagem oral, em que época se dá e quando realmente a criança apresenta algum tipo de dificuldade que necessite realmente de uma intervenção fonoaudiológica.
     Para quem não sabe exatamente, do primeiro aos 3 meses de vida, o bebê começa a prestar atenção aos sons e se acalma com a voz da mãe. Chora, faz alguns sons, dá gargalhadas. Observa o rosto das pessoas e sorri quando conversam com ele.
         Entre 4 e 6 meses, o bebê procura de onde vem o som. Grita, faz alguns sons como se estivesse conversando e imita sua voz.
         Dos 7 aos 11 meses, já encontra de qual lado vem o som. Faz alguns sons, bate palminhas e aponta o que quer. Também já dá tchau.
         Aos 12 meses começa a falar as primeiras palavrinhas. Imita a ação de outras pessoas.
        Aos 18 meses, pede as coisas usando uma palavra. Seu vocabulário já é composto por umas 20 palavras.
         Aos 2 anos de idade, consegue dizer frases curtas com duas palavras e seu vocabulário já tem 200 palavras.      
       Aos 3 anos, é possível entender tudo o que ele fala, mas às vezes ele conjuga errado. Conhece as cores.
         Aos 4 anos inventa histórias. Compreende regras de jogos simples.
         Aos 5 anos forma frases completas e já fala corretamente.
         Aos 6 anos já aprende a ler e a escrever.
        
     É importante que os pais estejam atentos ao desenvolvimento da linguagem dos filhos. Também é importante que falem corretamente, evitando fala infantilizada e incentivando que falem de maneira errada, porque é bonitinho. Procurem sempre falar corretamente e estimulem atividades que estejam ligadas à linguagem, como jogos pedagógicos, livros infantis, entre outros.
    Mas e como identificar que seu filho está apresentando algum tipo de dificuldade de aprendizagem? Quando a criança apresenta desempenho abaixo da média na escola, falta de vontade de ir para a aula, auto-estima baixa e até sintomas físicos como dores de cabeça, de barriga ou mesmo, vômito e febre, os pais devem ficar atentos. Estes podem ser sinais de transtorno de aprendizagem. As queixas relatadas frequentemente são falta de atenção, dificuldade na leitura e na escrita, dificuldade na matemática, dificuldade nos processos de pensamento, dificuldade nas atitudes de trabalho e na interação com os outros.
        
   Existem alguns tipos de transtorno de aprendizagem, os quais são:
  • ·         Dislexia: relacionado à leitura;
  • ·         Discalculia: relacionado ao raciocínio lógico matemático;
  • ·         Disortografia: relacionado à ortografia das palavras;
  • ·         Disgrafia: relacionado à escrita;
  • ·        Transtorno não verbal de aprendizagem: relacionado à atenção, memória, comportamento, coordenação e função pragmática da linguagem.
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    Em todos os casos, é importante observar e avaliar. Uma avaliação completa pode auxiliar a família e a escola nas condutas adequadas a cada criança. Problemas identificados precocemente e crianças tratadas torna maior a chance de sucesso no processo de aprendizagem.
    Na dúvida, procure um fonoaudiólogo. Cabe a ele orientar a equipe pedagógica e a família, para que estas questões sejam tratadas de forma adequada no ambiente escolar, no familiar e no clínico.

     

Um beijo e até a próxima,



Fga. Thaís Dutra





Um comentário:

  1. Seu blog é ótimo!!! vc me autoriza publicar alguns textos seus?
    Ahhh sera que somos parentes? Eu sou Dutra tmb!

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