O que é Fonoaudiologia?

"A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição."

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Aleitamento materno... é coisa de fono, sim!

   Ainda não sou mãe e não posso falar com propriedade do prazer que deve ser amamentar um bebezinho. Mas por relatos, provas científicas e experiências vistas, imagino o quanto é maravilhoso ter um serzinho no colo, trocar olhares e saber que alguém depende do leite que você oferece com muito amor e carinho.
      Tenho uma prima muito querida, e jovem, a Eduarda, que nos presenteou com um diamante chamado Ana Clara. A Ana é muito esperta e ativa, hoje tem um ano e três meses e a cada dia nos presenteia com “artes” novas. A Duda, apesar dos seus vinte anos, me surpreende muito com sua maturidade e segurança em lidar com a sua primeira filha. Esses dias até perguntei pra ela: você fez curso de mãe?  Lida com a Ana Clara com muita segurança e atenção, dignas de uma mãe de terceira viagem.
       Mas o que me fez escrever este post hoje, é que criei um folder para deixar a disposição dos pacientes no consultório e me veio muitas coisas na cabeça ao desenvolver o texto. Aquela frase bem “clichê”, amamentar é um ato de amor, tá valendo e muito.
       Saber que o leite materno deve ser exclusivo até os seis meses, acho que não custa repetir, né? O leite materno, além de fornecer todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver bem e saudável, promove o vínculo mãe-bebê e auxilia no desenvolvimento psicológico da criança, pois a criança cresce se sentindo amada e segura, tornando-se mais tranquila.
       Quando fiz estágio de hospitalar, muitas mães me perguntaram o que a fono tem a ver com tudo isso. E realmente, essa pode ser considerada a área da enfermagem, mas nós fonoaudiólogos (as) temos participação exemplar nessa área também, digamos, trocamos figurinha bem com as enfermeiras.
       O papel da fonoaudiologia neste assunto é de orientar e auxiliar as mães e os bebês que apresentam dificuldade no aleitamento. Os bebês prematuros, que não completaram o ciclo gestacional todo,  muitas vezes nascem imaturos para mamar no seio. Apresentam dificuldade de pegar o bico do seio, sugar e deglutir o leite oferecido. E isso, para uma mãe, deve ser muito angustiante, ver que seu bebê não consegue se alimentar. E é aí que entra o profissional da enfermagem e da fonoaudiologia. Primeiro, é preciso acalmar e mostrar que as coisas são assim mesmo, e que com nervosismo, as coisas ficam mais difíceis. A pega do seio corretamente, a posição correta do bebê, a tranqüilidade da mãe, são fatores que auxiliam nesta experiência. Muitas vezes a postura incorreta do bebê, dificulta na sucção, pois o bebê com a barriga para cima e não encostada ao corpo da mãe (barriga com barriga), faz com que o bebê ao invés de sugar, acabe mordendo e puxando o bico do seio, causando muitas vezes ferimentos e rachaduras. Também nesta postura, o bebê deve ficar com o corpo mais vertical possível, pois deitado, o leite não desce por completo e o bebê acaba engolindo ar junto, o que facilita na produção de gases e por conseqüência a cólica.
    Estes bebês prematuros, devido sua imaturidade, precisam aprender a mamar e o fonoaudiólogo auxilia nisto. O fonoaudiólogo é um profissional da equipe neonatal que colabora com a promoção e incentivo ao aleitamento natural, orientando, detectando dificuldades, diagnosticando alterações e tratando os problemas com o objetivo de garantir uma alimentação eficiente e segura para o bebê e para a mãe.
      O ato de sugar é a ginástica que o bebê deve exercer, é como uma musculação. Sugar faz com que todas as estruturas da face se desenvolvam, como músculos e ossos. Amamentar auxilia o bebê no desenvolvimento correto dos dentes, língua, ajudando a fala e a mastigação. Promove melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam da fala.
     Quando citei a Ana Clara, quis contar pra todos que ela mama perfeitamente e é uma criança super esperta e saudável. Adora brincar com terra e ter contato com bichinhos, como a nossa cadelinha Uni. Adora os cavalos e não tem medo de bichinho nenhum. Nunca pegou um resfriado e sequer tem algum tipo de alergia. Está começando a balbuciar e noto que seu desenvolvimento de linguagem é muito bom. Será que essa esperteza, boa saúde e docilidade estão relacionadas ao aleitamento materno? Eu acredito que sim. E também, o fato da Duda não oferecer muito a mamadeira e o bico, fazem com que seu desenvolvimento seja melhor ainda. Muito bem, Duda!hehe
        Para encerrar, deixo a foto da minha mãe Nora, com meu irmão Thiago e eu, em um dos seus momentos mais, segundo ela, sublimes, onde amamenta seu casal de gêmeos. Com certeza, seu leite fez muito por nós.  Obrigada mãe, por nos amamentar no peito!


Um beijo à todas as mães e aos bebês! Vocês fazem uma das cenas mais lindas da natureza!

                                                                                                                                 Fga. Thaís Dutra





Nenhum comentário:

Postar um comentário