O que é Fonoaudiologia?

"A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição."

terça-feira, 5 de julho de 2011

AVC: Acidente vascular cerebral e a Afasia

Você sabe o que é AVC (Acidente vascular cerebral)? É o famoso “derrame”. Pois é, quem não conhece alguém que teve tal doença, como um avô, um tio ou um conhecido. E o que a fonoaudiologia tem a ver com o AVC? Muita coisa!
O AVC ocorre porque há o entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais, chamado como isquemia. Tal rompimento ou entupimento causa uma perda rápida da função neurológica, levando a paralisação ou dificuldade de movimentação dos membros do mesmo lado do corpo, dificuldade na fala ou articulação das palavras e déficit visual súbito de uma parte do campo visual. Pode ainda evoluir com coma e outros sinais.
Mas como chamamos este problema na fala, gerado pelo AVC? A Afasia é a alteração da linguagem expressiva e/ou receptiva do indivíduo em função de uma lesão cerebral (Casanova, 1977).
O afásico tem dificuldade na compreensão, formulação e expressão da linguagem. 
A Afasia é a perda ou redução do funcionamento da linguagem após um dano no cérebro. 

As principais causas da afasia são:
  •  Infarto cerebral: ocasionado pelo não suprimento de sangue numa determinada área do cérebro.
  •  Trombose: causada principalmente por arterosclerose e hipertensão, costuma ser rara em crianças.
  •  Aneurisma: um desenvolvimento defeituoso ou inflamação nos vasos cerebrais.
  • Tumores
  • Doenças infecciosas: como abcessos cerebrais e inflamação das meninges.
  •  Traumatismo craniano: são responsáveis pela maioria das afasias infantis.

Os principais tipos de afasia são:
  • Afasia de Broca ou motora: é a afasia mais comumente encontrada. Caracteriza-se por ser do tipo não fluente, sendo que a expressão oral pode está comprometida em diversos graus. A compreensão está preservada ou levemente comprometida, podendo o paciente apresentar dificuldade em compreender frases complexas, textos e elementos gramaticais. A escrita também pode evoluir na fase aguda com redução de agramatismo e paragrafia. A compreensão da escrita pode estar mais alterada que a compreensão oral.
  • Afasia de Wernicke ou Sensorial: é a afasia de compreensão mais grave definida por um conjunto de características bastante específicas. A compreensão oral encontra-se gravemente comprometida. A expressão é marcada por discurso fluente e abundante, fala rápida e jargonafásica (jargão) e pelo grande número de neologimos. O sujeito fala sem considerar o interlocutor. A compreensão gráfica pode esta tão comprometida quanto à compreensão oral ou um pouco melhor. Há possibilidade de redução da expressão gráfica, sendo que o ditado está sempre pior que a cópia.

  •          Afasia global: é a afasia mais grave, caracterizada por comprometimento severo da emissão oral e gráfica. Geralmente, o paciente apresenta mutismo na emissão oral ou ela está restrita a estereótipos e automatismos. Há supressão da emissão gráfica.

O tratamento para afasia será longo e deverá ser o mais freqüente possível. A terapia basear-se-á em exercícios que estimulem a linguagem oral e escrita. A atuação fonoaudiológica com pacientes que apresentam alterações de linguagem devido à Afasia visa o restabelecimento e melhora da comunicação para que ele possa se expressar e ser compreendido por todos. O tratamento fonoaudiológico deve ser iniciado preferencialmente logo após a ocorrência da lesão cerebral.

E o que leva ao AVC?
  •          Hipertensão arterial
  •          Doença cardíaca
  •          Fibrilação atrial
  •          Diabete
  •          Tabagismo
  •          Hiperlipidemia
  •          Outros fatores que podemos citar são: o uso de pílulas anticoncepcionais, álcool, ou outras doenças.

Mas e você sabe identificar um AVC?

É importante saber reconhecer os sintomas:
·         Dormência ou fraqueza súbita na face, braços ou pernas, especialmente se lateralizada
·         Confusão súbita, problemas de fala ou de compreensão
·         Dificuldade em enxergar com um ou ambos os olhos
·         Problemas súbitos de locomoção, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação motora
·         Dor de cabeça súbita ou severa, sem causa aparente
Descubra se os sintomas são novos. Qualquer destes sintomas podem ser causados por outras condições, mas o que faz com que sejam característicos de um AVC é que eles surgem subitamente. Por exemplo, uma pessoa pode ter um ferimento antigo que previne parte dos movimentos da boca, e neste caso este sintoma não é causado por um derrame.
Procure tratamento médico emergencial se qualquer um dos sintomas acima se apresentarem subitamente. Informe ao atendente que há razões para acreditar que a pessoa sofreu um AVC, e responda as perguntas. Quando a equipe de emergência chegar, informe-os de que a pessoa teve um AVC.
Não deixe que a pessoa coma ou beba até que tenha sido testada e tratada por pessoal médico qualificado. Mais de um terço das pessoas afetadas por um AVC tem problemas em engolir, o que pode levar a asfixia.
Qualquer pessoa pode ter um AVC, a qualquer momento. Não presuma que porque alguém é jovem e com boa forma física que ela não está tendo um AVC. Se identificar quaisquer dos sintomas acima, aja com rapidez, sem exceções.
Espero que tenham gostado...
Até o próximo post...

Fga. Thaís


Um comentário:

  1. Estou no blog Sites há algum tempo e hoje senti que deveria compartilhar minha história porque também era vítima. Eu tinha HIV por 6 anos e nunca pensei que fosse obter uma cura que eu tinha, e isso tornou impossível para mim me casar com o homem com quem eu deveria me casar, mesmo depois de 2 anos de relacionamento, ele terminou comigo quando ele descobre que eu era HIV positivo. Então, eu conheci o Dr. Itua no Blog Site que tratou alguém e a pessoa compartilhou uma história de como ela foi curada e deixou seus dados de contato. Entrei em contato com o Dr. Itua e ele realmente confirmou e decidi tentar. também e usar seu remédio herbal que foi assim que meu fardo terminou completamente. Meu filho completará 2 anos em breve e sou grato a Deus e também grato a seu remédio. Dr. Itua também pode curar a doença a seguir ... Doença de Alzheimer, doença de Bechet, doença de Crohn, doença de Parkinson, esquizofrenia, câncer de pulmão, câncer de mama, colo -Câncer retal, câncer de sangue, câncer de próstata, siva. Mutação fatal de Leiden do fator V da insônia familiar, epilepsia Doença de Dupuytren, tumor desmoplásico de pequenas células redondas Diabetes, doença celíaca, doença de Creutzfeldt-Jakob, angiopatia amilóide cerebral, ataxia, artrite Escoliose lateral, fibromialgia, toxicidade de fluoroquinolona
    Síndrome Fibrodisplasia Ossificante ProgresEsclerose, Convulsões, Doença de Alzheimer, Carcinoma adrenocortical.Astma, Doenças alérgicas.Hiv_ Aids, Herpes, DPOC, Glaucoma.
    Demência. Lúpus.
    , Doença de Cushing, Insuficiência cardíaca, Esclerose múltipla, Hipertensão, Câncer colo-retal, Doença de Lyme, Câncer de sangue, Câncer cerebral, Câncer de mama, Câncer de pulmão, Câncer renal, HIV, Herpes, Hepatite B, Inflamatório hepático, Diabetes, Fibróide, Tire seu Ex De volta, se você tiver (A basta entrar em contato com ele pelo e-mail drituaherbalcenter@gmail.com ou WhatsApp. + 2348149277967) Ele também pode aconselhá-lo sobre como lidar com alguns problemas conjugais. Ele é um bom homem.

    ResponderExcluir