O que é Fonoaudiologia?

"A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição."

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Você conhece a SRO (Síndrome do Respirador Oral)?


Você certamente já deve ter visto o desenho Scooby-Doo, não? 
Quem não conhece o Salsicha e seu jeito “esquisitinho”? Algumas teorias já foram levantadas do porque de suas características físicas, mas o que mais me vem à cabeça, tratando-se da aparência e características do Salsicha é a Síndrome do Respirador Oral.
Comecemos do início... A respiração é uma função vital ao organismo desenvolvida no primeiro minuto de vida, logo após o nascimento. O nariz é a única parte do corpo que é capaz de filtrar o ar e levá-lo quente e limpo aos pulmões.
A respiração está associada a funções normais de mastigação, deglutição, postura da língua e lábios, além de proporcionar ação muscular correta que estimula o adequado crescimento facial e o desenvolvimento ósseo.
Podemos ver S.R.B. (Síndrome do Respirador Bucal) chamada, geralmente pelos dentistas. No entanto, segundo pesquisa, a palavra bucal vem do latim, buco, bucalis, que quer dizer bochecha. Ou seja, oral é o termo mais adequado, pois oral que é relacionado à boca. Aprendi isso com a nossa querida Fga. Dra. Irene Marchezan...
A S.R.O. (Síndrome do respirador oral), apresenta-se em crianças que tiveram hábitos orais deletérios, tais como sucção de dedo e/ou chupeta, aleitamento materno não natural (mamadeira). Dependendo da intensidade em que foram usadas, deformam a arcada dentária e alteram todo o equilíbrio facial.
A criança que recebe o aleitamento materno natural (ao seio materno) e não por mamadeira, sobretudo nos primeiros meses de vida, tem maior possibilidade de ser um respirador predominantemente nasal durante a vida toda.
Falando das características do Respirador Oral, podemos ver no próprio Salsicha, alguns sinais...
  •         Boca aberta;
  •          Hipotonia da língua;
  •          Cianose Intraorbitária (olheiras);
  •          Apnéia noturna;
  •          Desenvolvimento anormal do tórax;
  •          Face alongada e entristecida;
  •          Lábios entreabertos e ressecados;
  •          Bochechas caídas;
  •          Flacidez da musculatura da face;
  •          Má oclusão dentária;
  •          Palato estreito e profundo.

Geralmente possuem preferência por alimentos pastosos, come de boca aberta, costuma babar no travesseiro quando dorme e apresenta alteração no comportamento, como sono agitado, irritabilidade, dificuldade de concentração, inquietação, ansiedade e impaciência. 

Pode também apresentar queda no rendimento escolar e baixa aptidão esportiva.
A respiração pela boca pode levar à protusão de cabeça (pescoço para frente), visando a manutenção da via respiratória pela necessidade de uma melhor respiração. Com isso, os ombros rodam internamente, deprimindo o tórax, o que leva a alterações no ritmo e na capacidade respiratória, pois o músculo diafragma trabalha numa posição mais baixa e de forma assincrônica, o que ocasiona respiração rápida e curta e diminuição da oxigenação.
Hipercifose torácica, escoliose, escápulas aladas, depressão submamária, abdome proeminente, assimetrias pélvicas, hiperextensão dos joelhos, arco plantar desabado e mãos para dentro, são sinais de que a criança ou adulto, não respiram bem, pois o corpo se ajusta para poder receber este ar que não consegue entrar de maneira natural.

Segundo pesquisas, a prevalência de crianças de 1° a 4° série com SRO, é de 56,8%.
É importante que se saiba que para tratar a SRO, é necessário uma equipe multidisciplinar, como ortodontista, médico alergista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, educador físico e psicólogo.
É importante frisar também que muitas vezes a criança que tem alergias respiratórias, apresentam SRO. Não se alimentam direito por não conseguirem manter a boca fechada para poder mastigar, comendo muito rápido ou muito devagar. A criança apresenta aversão a abraços, pois de certa forma é claustrofóbica. 
Apresenta sobrepeso ou é magro demais. Não costuma praticar exercícios físicos, pois não apresentam resistência respiratória.
Não costuma focar a atenção, pois quase todas as noites são mal dormidas, como ter um bom rendimento na escola?  Apresenta impulsividade e hiperatividade, pois todo ser vivo apresenta tais sinais quando exposto à sufocação. Cansa-se facilmente.

Se você conhece alguém que se enquadre a alguma destas características ou a todas, comente sobre a Síndrome do Respirador Oral. É importante saber que a criança que tem tal síndrome não é desleixada, preguiçosa e burra, como algumas pessoas gostam de rotular. Ela apenas não tem uma qualidade de vida, e certamente está pedindo socorro. 

Incentive o aleitamento materno sempre e pense antes de oferece um bico ou mamadeira

 
“Sem respiração não há vida e sem amamentação não há vida de boa qualidade.”
 Dra. Gabriela Dorothy de Carvalho

Um beijo e até o próximo post...

Fga. Thaís Dutra

2 comentários:

  1. olá Thaís, desde criança tenho dificuldades para respirar, e possuo muitos desses sintomas aí, hoje, aos 21 anos, tenho as bochechas caídas e musculatura facial bem flácida, isso me incomoda muito. Sabe me dizer se com um tratamento adequado poderia melhorar minha expressão facial? Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir